Menu


Galerias

Manutenção a comando de viaturas - realização
Formatura alusiva à passagem para Reserva Remunerada
52º BIS participa dos XV jogos desportivos da 23ª Bda Inf Sl – 2ª Fase
52º BIS participa da Páscoa do Militares na Guarnição de Marabá
52º BIS sedia a Formatura do 38º Aniversário da 23ª Brigada de Infantaria de Selva
Projeto 52º "BIS Crianças na Caserna"

 

 

Ten Cel MARCELO da SILVA Pinto

Comandante do 52° Batalhão de Infantaria de Selva

(Batalhão Capitão-Mor Caldeira Castelo Branco)

 

AO SER NOMEADO PARA O CARGO DE COMANDANTE DO QUINQUAGÉSIMO SEGUNDO BATALHAO DE INFANTARIA DE SELVA, O TENENTE-CORONEL DE INFANTARIA MARCELO DA SILVA PINTO ESTAVA SERVINDO NO COMANDO DE OPERAÇÕES TERRESTRES, SEDIADO EM BRASÍLIA.

FOI PROMOVIDO AO POSTO ATUAL EM 30 DE ABRIL DE 2012.

NASCIDO EM 23 DE JANEIRO DE 1971, NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, RIO DE JANEIRO. É FILHO DE SUELI MOREIRA PINTO E HAMILTON DA SILVA PINTO.

INCORPOROU ÀS FILEIRAS DO EXÉRCITO EM 18 DE FEVEREIRO DE 1989, NA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS, SEDIADA EM RESENDE – RIO DE JANEIRO.

FOI DECLARADO ASPIRANTE-A-OFICIAL EM 28 DE NOVEMBRO DE 1992, SENDO CLASSIFICADO NO COMANDO DE FRONTEIRA RORAIMA/7º BATALHÃO DE INFANTARIA DE SELVA, EM BOA VISTA - RORAIMA, ONDE DESEMPENHOU A FUNÇÃO DE COMANDANTE DO 4º PELOTÃO ESPECIAL DE FRONTEIRA, EM SURUCUCUS - RORAIMA.       

CURSOU A ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS NO ANO DE 2000 E A ESCOLA DE COMANDO E ESTADO MAIOR DO EXÉRCITO EM 2009. E, AINDA, POSSUI OS SEGUINTES CURSOS MILITARES:

- CURSO DE OPERAÇÕES NA SELVA CATEGORIA “B”, EM 1993;

- CURSO DE OPERAÇÕES NA SELVA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, EM 1994; E

- CURSO DE GUERRA CONJUNTA E COMBINADA, NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, EM 2013.     

DESEMPENHOU AS FUNÇÕES DE INSTRUTOR DO NÚCLEO DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA DO SEXAGÊSIMO TERCEIRO BATALHÃO DE INFANTARIA, EM FLORIANÓPLOLIS – SANTA CATARINA; INSTRUTOR DA ESCOLA DE SARGENTO DAS ARMAS, EM TRÊS CORAÇÕES – MG, INSTRUTOR DO CENTRO DE INSTRUÇÃO DE GUERRA NA SELVA, EM MANAUS – AM, COMANDANTE DE SUBUNIDADE DO VIGÉSIMO OITAVO BATALHÃO DE CAÇADORES, EM ARACAJÚ – SERGIPE E COMANDANTE DA COMPANHIA DE COMANDO DA 14ª BRIGADA DE INFANTARIA MOTORIZADA.       

COMO OFICIAL SUPERIOR DESEMPENHOU A FUNÇÃO DE OFICIAL DE PESSOAL DO BRABAT 2 DO 13º CONTINGENTE DA MISSÃO DE PAZ DA ONU NO HAITI; OFICIAL DE OPERAÇÕES DO CENTRO DE OPERAÇÕES DO COMANDO MILITAR DO OESTE E ADJUNTO DA SEÇÃO DE DEFESA EXTERNA DO COMANDO DE OPERAÇÕES TERRESTRES.

                FOI CONDECORADO COM A MEDALHA MILITAR DE PRATA, A MEDALHA DO PACIFICADOR, A MEDALHA DE SERVIÇO AMAZÔNICO, A MEDALHA DAS NAÇÕES UNIDAS (UNAVEM III) E A MEDALHA DAS NAÇÕES UNIDAS 1ª MINUSTAH.

 

Ultimas Noticias